Sucesso no Aprender

 INTRODUÇÃO

O SUCESSO NO APRENDER  é um espaço de Apoio Pedagógico Qualificado que  desenvolveu os métodos Dever de Casa com Estratégia para crianças e Aprendendo com Estratégia para adolescentes e adultos. São métodos complementares ao ensino formal, que visam desenvolver as estratégias de aprendizagem contribuindo para a melhora dos resultados do APRENDER repercutindo nos resultados escolares e em toda a vida do estudante.

Utiliza como instrumento o DEVER DE CASA associado ao aprendizado das estratégias de aprendizagem, dos conhecimentos da neuroeducação e de estratégias de motivação.

JUSTIFICATIVA

Uma parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades de aprendizagem, desinteresse pelos estudos, problemas com a autoconfiança e baixa autoestima. Na maioria dos casos é uma realidade que se inicia juntamente com vida escolar comprometendo o desenvolvimento escolar, profissional e pessoal desses alunos. Atuamos com educação a mais de 20 anos e a partir desta EXPERIÊNCIA propomos uma intervenção que utiliza o dever de casa, que tem sido um foco de discussões entre pais e filhos, para criar autonomia e melhorar o aprendizado da crianças e adolescente.

Esses alunos necessitam de uma abordagem diferenciada com base nas neurociências e que promovam o desenvolvimento da autonomia, a melhora da motivação escolar e o desenvolvimento pelo gosto de aprender. Pelo APRENDER A APRENDER.

Celso Antunes mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição nos conta a estória do “Seu” Januário que nos deixa a seguinte lição: Aprender a aprender é a lição mais importante que podemos deixar aos filhos, pois quem aprende a aprender descobre o lado mais gostoso da vida e quando aprendemos nos tornamos maiores do que já somos. “Quem aprende a aprender pode um dia ficar uma pessoa enorme. Enorme em conhecimento [...]”

Vygostsky e Vitor da Fonseca demonstraram a importância do mediatizador que é o profissional que atua com o aluno e que deve buscar o seu aprimoramento com um processo baseado em etapas, desafiador e progressivo. E que, além disso, trabalhe sua autoestima tendo como base uma avaliação constante do desempenho e  a cobrança dos resultados.

METODOLOGIA

O Método DEVER DE CASA COM ESTRATÉGIA E APRENDENDO COM ESTRATÉGIAS trabalham com quatro ferramentas: o dever de casa, a neuroeducação, as estratégias de aprendizagem e as estratégias de motivação infanto-juvenis.

  1. O dever de casa

As tarefas escolares tem sido foco de desinteresse dos alunos, de preocupação dos pais e de brigas entre ambos. No entanto, tem como objetivo principal fortalecer e consolidar o que foi aprendido em ambiente escolar. Por isso, utilizá-la como instrumento se torna eficiente para o processo de aprendizagem, pois:

  1. a) Consolida conteúdos aprendidos preparando eficientemente o estudante para as avaliações e para a sua vida acadêmica;
  2. b) Constrói com o aluno (a) o significado real do aprendizado acadêmico;
  3. c) Proporciona o desenvolvimento da autonomia e a quebra do processo de dependência de pais e professores no processo de aprendizado;
  4. d) Melhora no desempenho escolar repercutindo em provas como ENEM e vestibulares;
  5. e) Possibilidade de melhora para alunos com dificuldades de aprendizagem.
  6. f) Acaba com a tensão entre pais e filhos no momento de sua execução;

  1. A Neuroeducação

Entender como o cérebro aprende é o foco das Neuroeducação. A partir desse conhecimento é possível intervir e contribuir para a melhora do aprendizado com o fortalecimento das sinapses (comunicação entre os neurônios) propiciando a consolidação eficiente do aprendizado baseado na neuroplasticidade cerebral.   Este item visa estabelecer com o estudante estratégias para a melhora das funções utilizadas pelo cérebro para aprender, a saber: funções executivas (atenção, memória de trabalho, memória de longo prazo, concentração, flexibilidade cognitiva, entre outras). Para tanto, são apresentadas novas formas de estudo e sua organização.

  1. As Estratégias de Aprendizagem

As estratégias de aprendizagem devem ser utilizadas como recursos  pelos alunos no momento do estudo. Há necessidade de se refletir: Seu filho sabe estudar? De acordo com Oliveira, Boruchovitch  e Santos “as estratégias de aprendizagem podem ser entendidas como promotoras de um bom desempenho escolar, já que permitem ao aluno um melhor aproveitamento do conteúdo aprendido, possibilitando um armazenamento mais eficaz e uma melhor recuperação posterior da informação.” Portanto, utilizar as Estratégias de Aprendizagem são uma alternativa útil para que o estudante melhore  o seu desempenho escolar e diminua suas dificuldades para aprender.

As estratégias tem sido alvo de estudados científicos nos últimos anos e podem ser divididas em três, a saber:

- Estratégias Cognitivas;

- Estratégias Metacognitivas;

- As estratégias metacognitivas disfuncionais;

  1. Estratégias de Motivação

São apresentados três tipos de Motivação:

  1. Motivação escolar intrínseca,
  2. Motivação escolar extrínseca;
  3. Motivação escolar geral da pessoa.

Durante a utilização dos métodos DEVER DE CASA COM ESTRATÉGIA E APRENDENDO COM ESTRATÉGIAS podem ser realizadas intervenções junto às famílias, nos casos necessários, com os seguintes objetivos:

  1. Compreensão dos processos pertinentes ao aprendizado do aluno a fim de estimulá-lo.
  2. Desenvolver técnicas de autonomia aluno e família a fim de dar continuidade ao processo de aprendizagem após o término da intervenção;

ATUAÇÃO

  1. Condições Gerais

A metodologia contribui para o desenvolvimento do estudante em parceria com a escola independente de sua linha pedagógica.

Pode ser aplicado em todos os Ensinos: Infantil, Fundamental (ciclo I e II), Médio, Superior, Profissionalizante ou apenas como treinamento complementar em qualquer faixa etária.

A intervenção é adaptada individualmente, mesmo estando em grupo de no máximo oito indivíduos:

Fazem parte da metodologia apostilas de intervenção, a saber:

Caligrafando- níveis 1,2,3

Reab -Funções executivas- níveis 1,2

Reab- Línguistica - níveis 1,2,3,4,5,6

Reab- Lógico- matemático- níveis 1,2,3,4,5,6

Nosso endereço:

Rua Coronel Otávio Meyer, 366

Centro - Pouso Alegre - MG

Tel: (35) 3423-8313  -  (35) 9 9964 1415