ESTANTE

Neurociência e Educação: como o cérebro aprende é um livro para educadores e para os amantes das neurociências.

Com uma linguagem simples os autores  Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra, professores da UFMG, fazem um passeio delicioso explicando a organização geral do sistema nervoso e sobre o seu desenvolvimento. Explicam sobre as funções da atenção, da memória, das emoções, dos processos envolvidos no aprendizado da leitura e dos números e ainda incluem um capítulo sobre as dificuldades de aprendizagem. Vale a pena conhecer este trabalho!

 

 

PIAFEX- Programa de Intervenção em autorregulação e funções executivas é um excelente material que deve ser conhecido e estudado pelas profissionais de escolas.

São apresentos separadamente o livro que  é um manual de atividades específicas para crianças entre 5 e 6 anos estudantes da Educação Infantil e uma caixa com material de suporte para as atividades. Proposto por Natália Martins Dias e Alessandra Gotuzo Seabra tem como foco a intervenção em autorregulação e funções executivas propondo atividades que trabalham aspectos muito valorizados nas práticas pedagógicas como: sequência e organização de ideias, categorização de ideias, organização de ideias.  Ao ser estudado pelo profissional é possível que haja identificação da utilização de algumas atividades como a classificação com blocos lógicos (categorização de ideais).  Assim o professor conseguirá compreender, por um outro prisma, o que ocorre com o pensamento da criança quando estimulada com essas atividades. É um trabalho de grande valor para a educação dos pequenos. Vale a pena conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *